Páginas

Como escolher os pincéis?

Pincéis, muitos pincéis!

Para a pintura em tecido, existem muitas alternativas para a escolha dos pincéis, vários fabricantes, tamanhos, modelos. Escolha os seus pincéis pelo efeito que você deseja alcançar. Pincéis chatos são ideais para a criação de uma borda, de efeitos em S e no preenchimento de grandes áreas. O pincel de ponta fina é ideal para a criação de linhas e acabamentos como arabescos e filetes.

Os pincéis mais usados por mim são os chatos de cerdas duras (de cabos amarelos, os de cerdas macias tem os cabos vermelhos). Esses pincéis precisam ser cortados e lixados para serem "amaciados", veja como fazer isso:

I. Corte as cerdas para diminuir o comprimento;

II. Deite o pincel em cima do dedo indicador da mão esquerda e vá desbastando-o de cima para baixo, nos dois lados (como se estivesse desbastando o cabelo), a fim de obter cerdas de vários comprimentos, corte também um leve cantinho das laterais;

III. Pegue o pincel na mão direita, e coloque o dedo indicador em cima das cerdas, pressionando-o de cima para baixo. Faça isso dos dois lados, mas cuide pra não afinar muito o pincel.

É natural, depois de usar muito o pincel, que as cerdas fiquem gastas, e para que ele fique "novo" de novo, basta cortar com a tesoura as cerdas para emparelhá-los novamente. Fica ótimo!

Um comentário:

  1. Oi Maria!!
    Amei sua vst ,vim agradecer!!!
    Boas dicas dos pincéis,sempre vale a pena mostrar!!!
    Boa tarde!!!
    Bjss

    ResponderExcluir