Páginas

O que é pintura em tecido?

Pintura em tecido (PeT, para encurtar) é uma modalidade de pintura projetada especificamente para uso em têxteis. É freqüentemente usada para criar projetos artesanais personalizados. Também utilizada em escala comercial para aplicar padrões e decorações para produtos em tecido. Trabalhar com tintas para tecidos ou outros tipos de tinta é bem semelhante. Tintas para tecido são encontradas em uma grande variedade em lojas de artesanato, destinadas a diferentes materiais e aparências. PeT não é o mesmo que tingir tecidos, entretanto, técnicas de tingimento de tecidos podem ser aplicadas como a pintura em alguns tecidos.

Como regra geral, fibras naturais como seda, linho e algodão são as melhores para a PeT. Algodão é apropriado para a maioria das espécies de tintas para tecidos, enquanto tintas especiais são recomendadas para a seda ou o linho. Tecidos tratados tendem a resistir à pintura, assim como muitos dos sintéticos. Cada pintura incluirá instruções específicas de lavagem e cuidados.

Há várias configurações para a PeT. Pinturas mais rápidas geralmente imitam aquarelas e permitem pinceladas ao artesão. Tintas para seda, por exemplo, costumam ser mais finas, ralas. Tintas para tecidos mais grossos são quase como pastas, e podem ser usadas para criar linhas em relevo e desenhos sobre uma peça de vestuário. Além da gama de cores, as tintas podem ser encontradas em suas formas metalizadas. Um detalhe importante: as tintas devem sempre ser experimentas em uma pequena porção de tecido para que se verifique como a cor acomoda-se.

Podem ser usadas para a PeT, canetas específicas, sprays, com as mãos livres ou com estêncil, pincéis, rolos e esponjas.

É possível combinar a PeT com outras técnicas, como as diversas formas de bordados ou aplicações de demais enfeites.

--
Adaptado de:

http://www.wisegeek.com/what-is-fabric-paint.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário