Páginas

Como fazer pinturas em tecidos?

Pintura em tecido pode ser uma bela e divertida arte. Pode ser usada para adicionar desenhos e cores em peças de roupa como camisetas, calças, jaquetas, etc. Além disso, é possível decorar bolsas, almofadas, abajures, ou qualquer outro tecido que você queira.

Seguem aqui alguns passos para quem quer conhecer a arte.

Primeiro passo: lave e seque o tecido.

Sempre que trabalhar com tecido, é uma boa idéia lavar e secar. Permite-se, dessa maneira, que o tecido encolha, se for do tipo que encolhe, e retira toda sujeira, poeira ou produtos químicos, preparando-o para o uso.

Segundo passo: escolha suas tintas e métodos de pintura.

Há muitas alternativas quando se trata de tintas e métodos de pintura nos dias de hoje. Cada uma tem suas vantagens e aspectos distintos.

Terceiro passo: escolha um projeto.

Existem algumas opções aqui. À mão livre, bom para os tipos realmente artísticos, crianças, desenhos abstratos ou simples. Pode-se, também, suavemente delinear com grafite suas peças antes da pintura, se você possuir habilidade boa o bastante em desenhar. Outra opção, a mais fácil para todos, é a utilização de transfer (daqueles que transferem uma imagem de um papel especial para outra superfície com auxílio do calor de um ferro de passar roupas).

Quarto passo: aplique seu projeto.

No caso de uso de transfer, aplique o projeto colocando as linhas do desenho diretamente sobre o tecido. Delicadamente pressione o ferro de passar sobre o papel, garantindo que ele, o papel, não esteja movimentando-se, senão serão obtidas múltiplas imagens sobrepostas.

Quinto passo: proteja as costas.

Se você estiver pintando uma camiseta, bolsa ou outro objeto com frente e costa, coloque várias camadas de papel ou uma camada de papelão entre a frente e a costa. Assim, será protegida a costa caso a tinta atravesse a superfície pintada. Se isso não for feito, pode-se acidentalmente colar as duas camadas juntas.

Sexto passo: pinte!

Vá com calma pintando sua peça. Há diferentes meios para a pintura, deve ser escolhida aquele que melhor se encaixa para você.

Do canto para baixo. Uma boa escolha é começar pintando a partir do canto superior oposto à sua mão dominante (o canto esquerdo para os destros e direito para os canhotos). Dessa forma, sua mão ficará fora do caminho da tinta molhada.

Uma cor por vez. Isso mantém as coisas de maneira simples. Evite tocar nas tintas enquanto elas estiverem molhadas. Deixe secar completamente entre uma cor e outra de modo a poupar manchas na pintura. Esse é um passo principalmente para iniciantes. Após um tempo, aprende-se a pintar as cores sem ter que esperar a anterior secar, utilizando artifícios de misturas e dégradés.

Sétimo passo: uma vez terminado, deixe secar.

Outra boa idéia é deixar sua pintura secar por pelo menos 24 horas. É uma idéia melhor ainda deixar por 48 horas para se certificar de que está completamente seca. Depois de algumas experiência, é mais fácil saber quanto tempo exatamente cada configuração de pintura necessita para a secagem.

Oitavo passo: lave e seque.

Antes de vestir, usar, ou presentear alguém com sua nova criação, lave e deixe-a secar — tenha certeza que esteja limpa e pronta, de antemão.

Não se preocupe se erros forem cometidos no início. Este é um hobby em que a prática realmente traz grandes melhorias! Divirta-se!

--
Adaptado de:

http://www.howtodothings.com/hobbies/how-to-do-fabric-painting

2 comentários:

  1. Oi Maria
    Suas dicas são ótimas
    Um passo a passo bem interessante
    Obrigado pela vst,amei
    Vc é bem vinda.
    Tenha um feliz domingo de páscoa
    Bjsss
    Vc não tem seguidores?

    ResponderExcluir
  2. Sou nova por aqui, Lu. Ainda estou aprendendo essas coisas de seguidores e tudo mais...

    ResponderExcluir